segunda-feira, março 13, 2006

a oferta televisiva em Cabo Verde

....Filmes de fim-de-semana, repimpado no sofá: Dragão Vermelho (parte da trilogia em que entra o Dr. Hanibal Lecter, psiquiatra e canibal, muito bem interpretado por Sir Antony Hopkins), Sweet Home Alabama (comédia bastante simpática com a recém-oscarizada Reese Witherspoon), Solaris (com o George Clooney, remake de um filme de Tarkovsy, baseado num livro de Stanislaw Lem) … todos a preto e branco, apesar de não ser essa a sua côr original e todos com a imagem polvilhada por chuva e outra interferências...

Porquê limitar-me a ficar em casa a ver televisão em condições tão precárias? Por várias razões:

- a preguiça é muita (pecado que renovo todos os dias e que me faz sair muito pouco)…

- A escolha televisiva é muito limitada, em quantidade (4 canais) e ainda mais em qualidade…

- Não tinha visto nenhum dos filmes e por acaso até gostei (mais ou menos) de todos… não me aborreci… mas o SOLARIS não é filme para se dar áquela hora…

- o preto e branco, a chuva e as outras interferências têm a óbvia justificação de má captação do sinal… já explicarei de onde é emitido...

Desenvolvendo mais...

Ter acesso a uma escolha variada de canais de televisão faz-me falta. Sempre gostei muito de ver televisão. Principalmente filmes e séries. E o zapping (muito censuravelmente, eu sei) é o desporto que mais pratico desde há largos anos… aliás o único sítio onde hoje tenho os músculos desenvolvidos e saudáveis é nos dedos que mudam os canais…

Estando em Cabo Verde, mais concretamente na Cidade da Praia, sozinho, não conhecendo muita gente e tendo uma oferta cultural limitada e muito pouco visível e divulgada, não fico com grnades alternativas à opção «vegetar em casa»… ainda para mais nos últimos meses fiquei sem carro (por hibernação invernal forçada) …. Prucurar sair com outras pessoas seria a melhor solução mas as minhas capacidades (e vontade, admito-o) de socialização não estão no pico da sua forma e por isso os convites e oportunidades não abundam… E sair sozinho, por várias razões que não vêm para o caso, tb não tem sido uma alternativa.

Por isso a televisão, o rádio e a fono-biblioteca com que me apetrechei antes de vir para cá são a minha companhia diária… Ora, para quem tem feito uma vida casa-trabalho-casa (isto nos últimos meses porque ao longo deste último ano visitei as 9 ilhas habitadas do arquipélago e fiz inúmeros passeio pela ilha onde tenho a minha base) ter apenas uma escolha de 4 canais de TV é bastante aborrecido…

Que é que querem?! um gajo habitua-se rapidamente à fartura e esquece-se das vacas magras (em termos audiovisuais é claro) com que viveu até ao início dos anos 90…

Então, por aqui temos:

TCV (televisão de Cabo Verde) – levanta-se com o pôr-do-sol e deita-se com as galinhas… por volta das onze da noite já está a dar o hino nacional com a bandeira em fundo… Mesmo assim tem uma programação razoável… tenho visto vários filmes recentes, às 6as e Sábados, e ultimamente, num surto de cinefilia clássica para o qual temo que encontrem rapidamente uma cura, têm passado filmes como o All about Eve (EVA), o Terceiro homem (de e com o Orson Wells) e vários filmes do Visconti… muito bom… Passam os jogos de Futebol dos “grandes “ de Portugal e das eliminatórias da Liga dos Campeões…

RTPÁfrica – Alguns bons documentários, os mesmos telejornais da RTP 1 e RTPN, um jogo de futebol por semana, o repórter África, e pouco mais… podia ser muito melhor, mas na minha opinião não é tão má com ouço a maior parte das pessoas dizer…

TV5 Monde (canal público Francês) – Muitos documentários bons, alguns concursos interessantes, telejornais completos, Liga dos campeões e campeonato francês…. Muito elitista, principalmente no tipo de debates… mas melhor que a RTP África…

Canal do Filú– O presidente da câmara da Praia (Felisberto Vieira mais conhecido por Filú) instalou há uns tempos em vários pontos da cidade umas parabólicas que retransmitem o sinal da TVCABO portuguesa… mas só de um canal. Normalmente vê-se a SIC mas nem sempre… depende da vontade de quem controla o Sistema… De vez em quando estou a ver um filme e…. o canal muda e lá me levanto eu a pensar que estou sentado em cima do comando… mas não… quem está do outro lado e controla o receptor do sinal de satélite, se não está a gostar da programação, muda de canal… tiranias televisivas…

E é tudo… Não são raras as vezes em que dois dos canais dão o mesmo jogo de futebol (outro dia eram três a dar o jogo do Benfica com o Estrela da Amadora e o outro dava um debate sobre as origens da filosofia... e eu não estava propriamente virado nem para uma coisa nem para outra)

Quem só tem antenas normais consegue captar estes canais, com uma qualidade variável consoante a zona da cidade. Muita gente, com uma parabólica, tem acesso a todos os canais da TV CABO Portuguesa, devidamente pirateada… mas quando a parabólica não é gigantesca (mais de 2 metros e meio) só se apanha o sinal até à meia noite , voltando depois lá pelas 5 da manhã (não percebo porquê já que, teoricamente, estes satélites são geo-estacionários, não é ?). Cabo Verde move-se ao sabor das marés...

Mas não tenho a sorte e o luxo de ter parabólica ( e é mesmo um luxo porque mandar instalar uma custa perto de 2000€)... Mas já chega destas queixas burguesas... devia ter vergonha de falar destas coisas estando onde estou... além disso, que todas as minhas queixas possam continuar a ser só estas...


1 Comments:

Blogger Margarida said...

Partilho dessa necessidade televisiva e da mania do zapping, que aqui e no meu caso se resume mesmo a dois canais.
Valem-nos os muitos filmes que trouxemos de Portugal...
Cabo Verde tem destas coisas...
http://nhaterra2005.blogspot.com

6:47 p.m.  

Enviar um comentário

<< Home