de sensações, de coisas, de (in)certezas, de sentimentos... de uma vida...
sexta-feira, junho 09, 2006
Ontem tive oportunidade de ler o impresso que a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde obriga a preencher a quem quer um visto… informações normais: nome, morada, motivo da viagem, profissão, etc, etc… e no fim uma série de perguntas para resposta de sim ou não que passo a transcrever:
Alguma vez foi preso ou condenado por qualquer crime, ainda que posteriormente tenha sido perdoado ou amnistiado ou beneficiado por outra acção legal? Alguma vez distribuiu ou vendeu ilegalmente substâncias controladas (drogas), praticou ou foi agenciador de prostituição?
Sim Não
Alguma vez teve sua entrada nos Estados Unidos recusada, ou foi sujeito a uma audiência de deportação, ou procurou obter ou ajudou outros a obter um visto de entrada nos Estados Unidos, ou outro benefício de imigração por meio de fraude ou declarações falsas? Alguma vez frequentou uma escola pública (primária ou secundária) nos Estados Unidos com um visto de estudante (F) depois de 30 de Novembro de 1996, sem ter reembolsado a escola?
Sim Não
Pretende entrar nos Estados Unidos para praticar violações no controle de exportação, ou actividades subversivas ou terroristas, ou qualquer outra actividade ilegal? É membro ou representante de alguma organização terrorista actualmente designada pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos? Alguma vez participou de perseguições sob a orientação do Governo Nazista da Alemanha, ou participou de genocídio?
Sim Não
Já violou as normas de um visto estadunidense que lhe foi concedido, permaneceu ilegalmente ou foi deportado dos EUA?
Sim Não
Alguma vez manteve uma criança cidadã estadunidense fora dos Estados Unidos, separada da pessoa a quem a custódia foi legalmente concedida por um tribunal nos Estados Unidos; alguma vez votou nos Estados Unidos em violação de alguma lei ou regulamento, ou renunciou à cidadania estadunidense com o propósito de fugir dos impostos?
Sim Não
Alguma vez sofreu de doença infecto-contagiosa de importância para a saúde pública ou alguma perturbação física ou mental perigosa, ou alguma vez utilizou ou foi viciado em drogas?
Sim Não
Ora eu até compreendo as perguntas e compreendo o objectivo… que será ver se a pessoa é sincera ou não… até porque são dados relativamente fáceis de verificar para a Embaixada… Mas eles não estarão certamente à espera que alguém responda “SIM” às perguntas…
“Já cometeu algum crime ou é um terrorista raivoso com conhecimentos de aviação que utilizará num atentado contra a Estátua da Liberdade ou qualquer outro símbolo dos valores supremos do grande país que é os Estados Unidos da América do Norte?”…
… e um gajo que é mesmo um terrorista raivoso com conhecimentos de aviação que utilizará num atentado contra a Estátua da Liberdade ou qualquer outro símbolo dos valores supremos do grande país que é os Estados Unidos da América do Norte vai dizer “Sim. Mas de resto som muito bonzinho e até ajudo velinhas e ceguinhos a atravessar a estrada… por isso podem-me dar o visto à vontade”…
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home