sexta-feira, fevereiro 24, 2006

14 jovens mataram uma pessoa

14 jovens. Entre 13 e 16 anos. Todos com problemas de comportamento e famílias difíceis. Com pedras e paus espancaram um sem abrigo… deixaram-no ferido… regressaram passados dois dias… ele ainda estava vivo… mas já não havia nada a fazer… morreu…. Deitaram-no num poço para ver se não o descobriam…

Um deles não aguentou e contou a uma professora…pelo menos isso...

Tenta-se encontrar razões… não foi premeditado…, têm problemas graves de comportamento mas são jovens, tem de se ter cuidado para não ficarem traumatizados para o resto da vida… “Fizeram uma asneira grande e têm de ser castigados mas não tratados como criminosos”…

Não pode haver razões para isto… não se pode tentar encontrar justificações para o que não pode ser justificável… e se não ficarem traumatizados para a vida toda… se os tentarem desculpar, pela sua juventude, por terem problemas… nunca vão perceber a gravidade do que fizeram… têm que se lembrar para o resto da vida que mataram um homem (acredito que não seja uma coisa que se esqueça facilmente, mas no mundo de hoje a morte é tão banalizada que...). Não foi “uma asneira grave” como ouvi alguém ontem dizer nas notícias… foi um crime bárbaro…

Obviamente que não acredito que prendê-los seja a solução. Não sei qual é a solução…

Para quem sempre teve quase tudo na vida (como eu), é difícil perceber porque é que estes jovens agem assim... Acredito que cada pessoa é, pelo menos à partida, aquilo que o mundo onde vive lhe permite... e dentro deste mundo que supostamente é igual para todos, cada um tem o seu pequeno submundo... e é daí que parte para se construir como pessoa... Estes jovens têm (podem ter) um futuro...

Têm que ser ajudados, apoiados... mas nunca desculpados. Tem que se lhes ensinaram a viver com o que fizeram e proporcionar-lhes as condições possíveis para seguirem uma vida diferente… mas têm que perceber a gravidade do que fizeram: agrediram violentamente alguém que não se podia defender… e deixaram-no a sofrer… até morrer…